Lorem Ipsum

Comemorações do Centenário do 5 de Outubro em Guimarães | Escola Secundária Francisco de Holanda

quinta-feira, 25 de março de 2010

Guimarães em 1912

 O Teatro D. Afonso Henriques em 1912

24-3: Domingo de Passos – Não houve procissão de Passos; a autoridade administrativa não deu licença.

19-4: As classes operárias de Guimarães associam-se à Federação Operária do Porto para reivindicar a melhoria das condições de vida: carestia de alimentação e carestia de habitação.

20-4: Principia, pela capela-mor, a demolição da igreja de S. Paio (outra vítima da República e neste dia aniversário da gloriosa lei de separação da igreja do estado).

20-4: Faleceu na freguesia de Tagilde o Padre João Gomes de Oliveira Guimarães, conhecido como Abade de Tagilde, notável figura vimaranense, historiador e diplomata ilustre, organizador da notável colectânea de documentos históricos designada por “Vimaranis Monumenta Historica.
 
23-4: Começa uma greve dos operários marceneiros da Fábrica de Móveis de João de Sousa Neves por despedimento de um trabalhador, prolongando-se por todo o mês, com os seus participantes a receberem auxílio monetário dos operários da cidade, vindo a acabar este movimento laboral somente a 3 de Maio seguinte.
 
9-5: Neste dia e no seguinte ficou quase todo demolido o albergue de Nossa Senhora do serviço, no Terreiro das beatas do Anjo, lateral à igreja de S. paio, mais tarde também demolida.
 
3-6: Segunda-feira. - Às 12 horas da manhã, no salão nobre da Associação de Classe dos Empregados do Comércio, reuniu o grupo de propaganda "Por Guimarães" e as associações de classe e grupos associativos e imprensa; foi pouca a concorrência. Telegrafaram ao Presidente da República e ao dr. Eduardo Almeida para não ser criado o concelho de Vizela.
 
13-6: Às 6 horas da tarde, quando se dirigia da igreja das Dominicas, onde tinha pregado na festa de Santo António, para a de S. Francisco para concluir também a festa de Santo António, foi preso para a esquadra policial o padre Gaspar Roriz, dizendo-lhe que por andar de hábitos talares, vestindo ele batina por baixo de um casaco à conselheiro. Após algumas peripécias foi restituído à liberdade, sendo então acompanhado, por inúmeras pessoas que se encontravam à porta da esquadra, à igreja de S. Francisco onde pregou, tendo grande auditório e foi muito cumprimentado por diversas pessoas de categoria.
 
24-6: A autoridade administrativa não consentiu que a ronda de N.ª S.ª da Lapinha viesse hoje a Guimarães, como estava destinado.
 
25-6: A Associação Comercial deliberou ficasse exarado na cata um voto de profundo desgosto pela forma como a autoridade administrativa, com a injustificada proibição de todo o culto externo continua causando gravíssimos prejuízos ao comércio local.
 
8-7: São presos os monárquicos José Joaquim Vieira de Castro, negociante de marcearia, a S. Dâmaso, Manuel de Freitas, mestre alfaiate, no Toural, e Augusto Pinto Areias, negociante de panos, no Toural. Levaram-nos para Braga, após a prisão, em automóvel, passeando-os pelas ruas desta cidade, de escárnio, e depois seguiram.
 
24-7: À noite saiu do presídio policial, onde estivera desde a manhã do dia 18 deste mês, por conspirador, o padre João (das Petas) Pedro Bourbon.
 
27-7: Em consequência dos protestos, vindos já de dias atrás, contra a carestia de vida, provenientes de movimentos da classe de trabalhadores, nomeadamente dos alfaiates e costureiras, dos fabricantes de calçado, marceneiros e artes correlativas e da indústria têxtil, que chegaram a reunir e a expor as suas dificuldades ao administrador do concelho e ao comandante do Regimento de Infantaria 20, “a autoridade administrativa, com uma actividade incansável e um zelo extraordinário, obrigou os açambarcadores a encolherem as garras que sorrateiramente queriam lançar sobre o milho, sustento da pobreza. Também obrigou aqueles que queriam vender este cereal por preços caros a baixarem de preço”, segundo divulgava “O Comércio de Guimarães”.
 
FARIA, João Lopes, Ephemérides , manuscrito, Sociedade Martins Sarmento

0 comentários:

  © Blogger template 'Minimalist E' by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptado por Escola Secundária Francisco de Holanda | 2010

Voltar ao Início