Lorem Ipsum

Comemorações do Centenário do 5 de Outubro em Guimarães | Escola Secundária Francisco de Holanda

terça-feira, 30 de março de 2010

1914: Bernardino Machado à frente do Governo

Bernardino Machado
No ano em que deflagra na Europa a I Grande Guerra, Portugal reforça as suas posições militares nas possessões coloniais, registando-se incidentes fronteiriços com tropas alemãs. Em Moçambique, a 25 de Agosto, dá-se o primeiro incidente de fronteira, com o ataque alemão ao posto fronteiriço de Maziúa, na fronteira do Rovuma, tendo sido morto o chefe do posto e sendo incendiado o posto e as palhotas vizinhas. Em Outubro, no sul de Angola, são mortos três alemães, parte de uma missão, que tinha entrado na província sem autorização, e acampado na margem esquerda do Cunene, mas já no território da província.

Ainda antes de declarar guerra à Alemanha, o Governo britânico propõe a Portugal que se abstenha de fazer qualquer declaração de neutralidade, que não favoreceria os interesses britânicos, que assim não poderia contar com o apoio de Portugal, caso fosse necessário. O Governo britânico, que a 14 de Agosto apresenta a sua declaração de guerra à Alemanha, informa o governo português que, em caso de ataque alemão a colónias portuguesas, se considera ligado pelos termos da aliança anglo-portuguesa.

Movimento monárquico contra a participação portuguesa na guerra e contra uma eventual política de colaboração num governo nacional. Verifica-se uma sublevação em Mafra e um recontro com tropas republicanas próximo de S. Pedro da Cadeira. Foram cortadas as comunicações telegráficas entre Lisboa e Porto e interrompidas algumas ligações ferroviárias. Registaram-se incidentes em Braga, Bragança, Famalicão e Santarém. Os sindicalistas são acusados de participar nestes movimentos. Em Lisboa, como represália, são atacados jornais monárquicos ("Jornal da Noite", "Restauração", "Ridículos", "Talassa").. As alarmantes notícias sobre o eclodir da guerra na Europa levam a uma corrida aos Bancos e ao Montepio Geral, para levantamento de depósitos. Muitas pessoas tentam trocar as notas por ouro, provocando uma crise financeira.

Afonso Costa, sob pressão do Presidente da República, Manuel de Arriaga, apresenta a demissão, sucedendo-lhe Bernardino Machado, figura consensual entre os vários partidos, que amnistiará monárquicos e presos por questões sociais. No campo sindical, o Congresso Operário de Tomar consagra a ascensão da corrente anarco-sindicalista. Na direita, organiza-se o Integralismo Lusitano. Em Dezembro, o partido democrático apoia a formação de um novo governo, chefiado por Victor Hugo Azevedo Coutinho. Fernando Pessoa assume o heterónimo de Alberto Caeiro.

Principia a discussão na generalidade, na Câmara dos Deputados, da lei de Separação do Estado das Igrejas de Abril de 1911. Esta longa discussão, que só terminou a 29 de Junho, foi infrutífera já que a lei não foi alterada, não chegando a ser discutida na especialidade.

0 comentários:

  © Blogger template 'Minimalist E' by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptado por Escola Secundária Francisco de Holanda | 2010

Voltar ao Início